Quem olhar para o céu neste mês de julho, terá a oportunidade de contemplar muitas belezas. Uma conjunção entre Vênus, Marte e a Lua Crescente promete tornar a paisagem celeste ainda mais encantadora. No período, será possível visualizar também os planetas Saturno e Júpiter, no início da noite, e de Mercúrio, durante a madrugada.

Estes temas estão na pauta da próxima edição do Planetário Virtual Unikósmica, sexta-feira (9), às 19h30, comtransmissão ao vivo pelo YouTube Unikosmica e Facebook @unikosmica. Com coordenação do astrônomo Paulo Sobreira, o programa, que nesta edição visitará ainda as constelações de Escorpião e do Cruzeiro do Sul, promove passeios por um céu realista em 3D, visitando fascinantes cenários do cosmos, ao tempo em que compartilha conhecimento e informação sobre fenômenos astronômicos.  

Iniciativa da Universidade Livre de Educação Cósmica – Unikósmica em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) – Planetário Juan Bernardino Marques Barrio, o Planetário Virtual Unikósmica foi lançado em janeiro e acontece a cada primeira sexta-feira do mês, às 19h30, nos canais da Unikósmica. O objetivo é difundir noções de astronomia, bem como ampliar o debate sobre conceitos como diversidade e cidadania cósmica, temas integrados à proposta educacional da Unikósmica.

Prof. Dr. Paulo Sobreira – Cofundador da Unikósmica e coordenador do projeto Planetário Virtual Unikósmica, Paulo Henrique Azevedo Sobreira é mestre e doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo – USP. Professor associado da UFG/Planetário Juan Bernardino Marques Barrio, é membro da Sociedade Astronômica Brasileira e da União Astronômica Internacional; é secretário e ex-presidente da Asociación de Planetarios de América del Sur; e membro da International Astronomical Union – Division C: Astronomy Education, Outreach and Heritage.

Unikósmica – A Universidade Livre de Educação Cósmica é um programa educacional focado na transmissão de conhecimentos com base em três pilares: a humanidade, a natureza e o cosmos. O projeto foi lançado em 2008, redimensionando a proposta de sua instituição mantenedora, o Centro de Estudos Exobiológicos Asthar Sheran – CEEAS, fundado em 1970, em Salvador, por Paulo Fernandes para promover a educação cósmica e a pesquisa exobiológica. A Unikósmica tem coordenação geral da pedagoga Ana Santos.

SERVIÇO

Planetário Virtual Unikósmica

Quando: 9/7, às 19h30

Onde: YouTube Unikosmica e Facebook @unikosmica