EDUCAÇÃO CÓSMICA

Conceito

Educação Cósmica é um programa de estudos desenvolvido pela Universidade Livre de Educação Cósmica – Unikósmica, que reflete sua dimensão transdisciplinar, englobando o cosmos, a humanidade e a natureza. Esta proposta educacional busca o desenvolvimento de uma cosmo-visão, isto é: ter uma visão clara da natureza, dos organismos vivos formados na Terra e de sua influência em todo o ecossistema; conhecer o microcosmo para ver nele projetada a beleza do macrocosmo.

Esse processo educacional possibilita ao indivíduo aprender a reconhecer e a correlacionar a vida cósmica que há dentro de si com a vida cósmica fora de si. Este aprendizado poderá pavimentar um caminho para a prática das corretas relações humanas, objetivando o respeito à vida, o zelar uns pelos outros, o ouvir para entender, cooperar, servir, reconhecer a potência da natureza e usar corretamente seus recursos naturais, trabalhar pelo bem comum e buscar o correto meio de subsistência.

Proposta educacional

O Programa de Educação cósmica é um Programa de estudos livres, realizado a partir da investigação, pesquisa e serviço nos diversos campos da experiência humana, das bases cientificas, atribuindo enfoques filosóficos, artísticos, culturais e espiritualistas contidos na própria Organização cósmica e sistêmica da qual é parte indissociável o ser humano.

Esse Programa será desenvolvido através da Universidade Livre de Educação Cósmica – UNIKÓSMICA de forma que reflita a sua compreensão e extensão, visualizando a natureza, o cosmos e a humanidade na sua maior profundidade e em sua totalidade, com a finalidade de contribuir para o exercício de cidadania e dos direitos individuais, na liberdade de ser, de pensar, de aprender, de expressar seu pensamento e seus sentimentos, conforme o art. 5º da Constituição da República, combinado com o art.  206, Incisos II e III da referida Constituição.

Essa Universidade é de caráter livre, isto é, não-formal, porque não atende ao regramento jurídico do poder público relativo à “Educação Escolar” em sentido estrito e será mantida pela iniciativa privada, isto é, pelo Centro de Estudos Exobiológicos Ashtar Sheran – CEEAS, CNPJ: 16.116.725/0001-80, fundado em 17 de setembro de 1973, sem fins lucrativos, com sede e foro na Cidade de Salvador, Estado da Bahia.

Princípios teóricos diretivos

O desenvolvimento da Cidadania Cósmica, visando ao equilíbrio interno-externo, abrange os seguintes princípios:

  • Reintegração do ser humano com a natureza e o cosmo;
  • Compreensão e valorização da vida como instrumento de evolução;
  • Prática da cultura de paz;
  • Conhecimento e implementação da arte no serviço;
  • Prática das corretas relações humanas e do conhecimento;
  • Respeito à diversidade, erradicando qualquer forma de preconceito;
  • Disseminação e facilitação da força de cooperação, de fraternidade, da harmonia, da alegria e do amor;
  • Busca de práticas que conduzam a uma saúde integral.

Metodologia

Todos os projetos e ações do Programa de Educação Cósmica priorizam no seu desenvolvimento a integração do conhecimento, da pesquisa e do serviço, em um processo reflexivo enriquecedor, agregando também experiências práticas.

Poderão envolver para tanto a realização de seminários, oficinas, exposições, campanhas, concursos e outras atividades consideradas necessárias para a praticidade do conhecimento adquirido, adotando metodologias que envolvam uma dinâmica pedagógica atual e também inovadora, com arte e criatividade.

O desenvolvimento do Programa ocorrerá com aulas expositivas estimulando o posicionamento crítico, leitura analítica e reflexiva de textos teóricos e científicos, bem como de outras fontes, dinâmicas de grupo, uso de filmes e livros, trabalhos com pesquisa orientada e socialização de conteúdos, visitas técnicas e debates.

Programa

O programa de Educação Cósmica se expressa de variadas formas, como cursos, palestras, oficinas e conferências, entre outras ações. Dentre seus projetos atuais, desenvolve atividades online gratuitas, transmitidas em tempo real em suas redes sociais, como os programas Terças Cósmicas, com periodicidade quinzenal, trazendo diferentes convidados para apresentar temas diversos; e o Planetário Virtual Unikósmica, que ocorre na primeira sexta-feira do mês, coordenado pelo astrônomo Paulo Sobreira, professor da Universidade Federal de Goiás – UFG – Planetário Juan Bernardino Marques Barrio.

Público-alvo

Estudantes de todos os níveis, educadores, participantes de ONG’s e formadores de opinião, todos enfim que desejam participar de um processo de renovação da educação.