Memorial Paulo Fernandes

A Unikósmica integra o legado de Paulo Fernandes, que abrange várias outras ações de caráter educativo com vistas ao desenvolvimento de uma consciência cósmica. Tais iniciativas contemplam eventos, pesquisa, publicações e culminam com a criação de novos projetos e de outras instituições relacionadas neste memorial. Mas antes das obras, vamos conhecer aquele que as criou ou inspirou.

Fundadores

Paulo Fernandes
Fundador do CEEAS

Consuelo Fernandes
Cofundadora do CEEAS

Em 1969, o baiano Paulo Antônio Landulfo Fernandes, na época com 21 anos, realizou vários contatos e encontros físicos com Ashtar Sheran e outros seres integrantes de sua frota extraterrestre, que se autodenominaram “Viajantes do Infinito”. Asthar Sheran se apresentou a Paulo Fernandes como “um homem de paz”. Na definição de Paulo, Asthar Sheran é um ser de elevada evolução espiritual, oriundo do planeta Methária (sistema solar Alfa-Centauro); membro da Confederação Intergaláctica, tem a missão de conduzir a Terra no processo de transição para a Aliança dos Planetas Evoluídos.

Nos encontros presenciais, ocorridos na região de Stella Maris, ao norte de Salvador, Asthar Sheran falou a Paulo sobre a importância de criação de uma instituição voltada ao desenvolvimento da consciência em conexão com o Infinito. Assim, em 1970 foram iniciadas as atividades do Centro de Estudos Exobiológicos Ashtar Sheran – CEEAS. No dia 17 de setembro de 1973 foi oficializada sua fundação, tendo como fundadores Paulo Fernandes e sua mãe, Maria Consuelo Landulfo Fernandes. Para contar como tudo aconteceu, Paulo Fernandes escreveu o livro O Jovem que se Encontrava com Extraterrestres, lançado postumamente em 1986. Ele desencarnou em 16 de março de 1981, deixando um valioso legado para a pesquisa ufológica e exobiológica.

Pesquisa

À frente do CEEAS, Paulo Fernandes foi à campo para fundamentar a pesquisa exobiológica com outras experiências. Esteve em várias localidades baianas em busca de evidências da presença extraterrestre, ouvindo testemunhas de avistamentos de discos voadores e de contato com seus tripulantes.

De 1970 a 1977, ele proferiu inúmeras palestras em Salvador e em 1979, Paulo participou do 1º Encontro Nacional de Teses Ufológicas, no Rio de Janeiro, onde apresentou a conclusão de suas pesquisas exobiológicas. No ano de 1980, ele promoveu o Primeiro Simpósio de Parapsicologia Aplicada ao Campo Ufológico e trouxe à Bahia o General Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa, ufólogo de grande reputação no país. Além de proferir a conferência O sentido cósmico da pesquisa ufológica – uma extrapolação científica, Uchôa, que considerava Paulo “um verdadeiro missionário das coisas sutis do espírito”, lançou o livro Cristo para a humanidade de hoje – científico, social, político, eventos realizados no Teatro Castro Alves.

Publicações

Paulo Fernandes deixou um valioso legado de conhecimentos transmitidos telepaticamente por seres de elevada consciência. Uma parte dessas mensagens de Asthar Sheran e membros de sua missão estão reunidas em publicações do CEEAS. Além do livro O Jovem que se Encontrava com Extraterrestres, foram publicados: Mensagens cósmicas (1988); Toda vida é sagrada (1988).

Projetos

CEEAS – O projeto fundador se estruturou em uma escola interna, o que garantiu a continuidade da obra com a realização de estudos, pesquisas e meditações visando à transformação interior; ao desenvolvimento do pensamento cósmico; e à busca da vida saudável e de relações harmônicas e cooperativas. Com essa formação, os integrantes do centro fundado por Paulo Fernandes dão continuidade ao trabalho voltado à difusão de uma consciência cósmica para a paz sem fronteiras. Desde 1985, o CEEAS é presidido pela pedagoga Ana Santos e mantém uma filial em São Paulo (Casa Urusvati) pautada na mesma fonte de conhecimentos.

No campo da ufologia, o CEEAS vem realizando eventos com o propósito de unir conhecimentos de base científica e espiritualista, reunindo assim diferentes correntes ufológicas com o propósito de fortalecer a pesquisa que incessantemente busca evidências sobre os mundos habitados na vastidão do cosmos. Dentre os eventos realizados, destacam-se os congressos, jornadas e encontros sobre os temas Exobiologia, Cidadania Cósmica e Ufologia, reunindo os mais atuantes pesquisadores do país. Foram realizadas ainda exposições que atraíram milhares de pessoas em shoppings de Salvador e eventos para o público jovem, como o I Ufo School, que apresentou a pesquisa exobiológica a alunos de escolas públicas e privadas.

Unikósmica – Na esfera da Universidade Livre de Educação Cósmica surgiram programas periódicos para levar esses conhecimentos ao público: Terças Cósmicas; Planetário Virtual; Via Láctea Café – Saberes e Sabores do Cosmo; e Dia do Bem-Estar.

 É fundamental afirmar que o legado de Paulo Fernandes e dos Viajantes do Infinito vem se desenvolvendo em outras direções, sempre com o intuito de promover a transformação da consciência. Neste sentido, cabe evidenciar que no âmbito do CEEAS surgiram duas instituições:

  • Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil – ONG criada em 1999 com o objetivo de trabalhar pela preservação do patrimônio cultural e natural da humanidade;
  • UNISOESUnião de Sociedades Espiritualistas, Filosóficas, Científicos e Religiosas – Instituição que desde 1989 busca a compreensão da unidade na diversidade, através do diálogo inter-religioso, sendo a primeira iniciativa do país com essa proposta.