No mês em que a comunidade ufológica mundial abre contagem regressiva para a liberação do relatório do governo dos EUA sobre os fenômenos aéreos não identificados (UAP), os mais atuantes ufólogos brasileiros se encontram para esquentar o debate na I Conferência de Exobiologia e Cidadania Cósmica. Iniciativa da Universidade Livre de Educação Cósmica – Unikósmica, o evento será realizado de 29/6 a 3/7 em plataforma digital. Confira aqui a programação e a ficha de inscrição.

Na esteira da estrondosa repercussão de vídeos militares vazados e de recentes declarações de agentes de inteligência e políticos americanos sobre o assunto, a conferência traz uma provocação em seu tema central: “Vida fora da Terra: estamos preparados para o contato?”. Para a pedagoga Ana Santos, coordenadora da Unikósmica, o tom de seriedade com que o tema está sendo tratado abre precedentes para considerações em torno de interações com civilizações de outros planetas: “Na perspectiva de cidadania cósmica proposta nesta conferência, teremos grandes pesquisadores refletindo sobre essas relações e o respeito a essa diversidade”.

O debate sobre o tema mais comentado do momento será levantado pelo editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, que irá fazer uma apurada análise sobre As recentes revelações do Pentágono sobre os UFOs. O pronunciamento do órgão de Defesa americano em torno desses arquivos oficiais está sendo aguardado até o dia 26/6. “Pode ser decepcionante, sim. Mas há uma possibilidade concreta e real, que surgiu da pressão que a população e a imprensa têm feito ao Pentágono, para que seja algo revelador”, pondera Gevaerd, assinalando que, de qualquer maneira, “o fato é um marco na história dos EUA e da Ufologia”.

Além de Gevaerd e de Ana Santos, estão no time de palestrantes os ufólogos Marco Petit, Gilda Moura, Thiago Ticchetti e Flori Antônio Tasca; o projeciologista Wagner Borges, o espírita Geraldo Lemos, o astrônomo Paulo Sobreira, o astrólogo Francisco Pacheco e os pesquisadores Albério Riccio e Marcus Almeida. A conferência terá ainda a participação especial do cantor e compositor Jorge Vercillo, grande entusiasta da Ufologia, e do premiado astrofotógrafo Victor Lima, que fará uma exibição de astrofotografias.

As palestras são focadas na ciência do contato (físico e extrafísico) e nas questões éticas de possíveis relações com seres de civilizações do espaço. Neste sentido, se encaixa, por exemplo, o case do baiano Paulo Fernandes (1948-1981), que a partir de 1969 teve uma série de contatos com Asthar Sheran, figura icônica da casuística ufológica mundial. A palestra de Marcus Almeida, O encontro de Paulo Fernandes com Ashtar Sheran, será apresentada no dia 2 de julho, exatamente quando o primeiro contato físico, ocorrido em Salvador, irá completar 52 anos.