JUSTIFICATIVA

O Programa de Educação cósmica é um Programa de estudos livres, realizado a partir da investigação, pesquisa e serviço nos diversos campos da experiência humana, das bases cientificas, atribuindo enfoques filosóficos, artísticos, culturais e espiritualistas contidos na própria Organização cósmica e sistêmica da qual é parte indissociável o ser humano.

Esse Programa será desenvolvido através da Universidade Livre de Educação Cósmica – UNIKÓSMICA de forma que reflita a sua compreensão e extensão, visualizando o meio-ambiente, o cosmos e a humanidade na sua maior profundidade e em sua totalidade. O termo “Universidade” que compõe a denominação da Organização responsável por este Programa, foi escolhido por razões até etimológicas, no sentido de que tudo nele se contém, por isso que, em tal Instituição tudo será colocado à mira da construção do saber, do conhecimento, da ciência e do próprio auto-conhecimento humano, a serviço do bem geral, o que pressupõe a pesquisa científica adequada ao Programa.

Chama-se Universidade, sob essa ampla acepção voltada para o bem de todos indistintamente, à semelhança de outras Organizações já existentes e de benefícios inolvidáveis, a titulo só de identificação na Sociedade como Universidade Livre de Educação Cósmica, concebida como Estabelecimento de Ensino não-formal, de natureza livre, quer quanto aos estudos realizados, quer quanto o direcionamento que lhe seja conferido, na abordagem, na discussão  e na pesquisa, com a finalidade de contribuir para o exercício de cidadania e dos direitos individuais, na liberdade de ser, de pensar, de aprender, de expressar seu pensamento e seus sentimentos, conforme o art. 5º da Constituição da República, combinado com o art.  206, Incisos II e III da referida Constituição.

Essa Universidade é de caráter livre, isto é, não-formal, porque não atende ao regramento jurídico do poder público relativo à “Educação Escolar” em sentido estrito e será mantida pela iniciativa privada, isto é, pelo Centro de Estudos Exobiológicos Ashtar Sheran – CEEAS, CNPJ: 16.116.725/0001-80, fundado em 17 de setembro de 1973, sem fins lucrativos, com sede e foro na Cidade de Salvador, Estado da Bahia, na Rua Bernardo Spector, nº 07 –Vila Laura, Matatu de  Brotas, Cep: 40270-220.

Esta é a proposta que se pretende desenvolver, sem risco algum de disseminar informação enganosa ou a qualquer pretexto ou título, pois todos aqueles que acorrerem à Universidade Livre de Educação Cósmica saberão que livremente irão para o livre exercício de suas opções, relacionadas com a sua espiritualidade e com sua situação cósmica, como um “ser-no-mundo” que não se constitui “ser-para-o-mundo”, porque detém uma dimensão de transcendência e que não se esgota no plano das investigações cósmicas.

Convém registrar que uma Instituição Social assim concebida, como já ocorre em algumas Organizações Não Governamentais, não se compromete com a oferta de ensino para formar ou dar educação escolar, da qual resultam sempre séries, etapas, graduações, titulações acadêmicas e outras assemelhadas, inclusive as terminalidades de etapas próprias da educação média  em sentido formal, como condição de acesso ao Ensino Superior. Com efeito,  a Instituição se propõe a realizar estudos livres, com enfoques e finalidades específicas, ainda que possam suas atividades serem desenvolvidas em metodologias integradas ou transversais com Instituições formais de ensino, de qualquer grau ou nível, sem que isto implique estudos formais regulados pelo poder público.